top of page

Aparelha Luzia

Quilombo Urbano no Centro de São Paulo

​

É um lugar onde acontecem festas, cursos, formações, debates, aniversários, é um lugar onde “negras e negros se reconectam com seus iguais, reorganizam a coletividade em uma dimensão ampliada e aprendem a estar juntos.

Escolha do trabalho

 

Apesar das diferenças entre os membros do grupo, as ideias sobre onde deveríamos realizar o trabalho de pesquisa foram parecidas. Maria sugeriu que fizéssemos o trabalho de pesquisa em algum lugar do centro de São Paulo, na praça Roosevelt ou na Rua Augusta, mas decidimos pensar em outras possibilidades. Após alguns dias de discussão, Maria também deu a ideia de irmos no quilombo urbano Aparelha Luzia. Seus amigos do teatro haviam lhe falado sobre o local, relatando suas experiências como um grupo de pessoas brancas em um estabelecimento voltado para um público negro. Sérgio, a única pessoa negra do grupo, disse que já havia frequentado o bar uma vez acompanhado de amigos e que seria uma ótima experiência ir até lá.

​

​

Relevância do evento para a matéria

 

Achamos o evento relevante para o conteúdo da matéria por representar o conceito de quilombo dentro de uma vivência urbana, no centro da maior cidade do país. Segundo Abdias Nascimento, os quilombos resultaram de uma exigência de africanos escravizados para resgatar sua liberdade e dignidade por meio de uma sociedade livre. Quilombos são genuínos espaços de resistência física e cultural, e por isso achamos importante dar visibilidade neste trabalho para uma experiência de resistência urbana contemporânea da cultura negra. Além disso, o fato do ambiente não ser habitual para a maioria do grupo nos motivou a conhecer o local e compartilhar neste trabalho.

NASCIMENTO, Abdias. Quilombismo: um conceito emergente do processo histórico-cultural da população afro-brasileira.

bottom of page